Uma análise de viabilidade econômica indica se vale a pena tirar uma ideia do papel

A criatividade latente dos empreendedores faz com que novos serviços e produtos cheguem constantemente ao mercado, unindo quase sempre o útil ao agradável. “Quase”, porque de vez em quando, na prática, o retorno financeiro do negócio não é como o imaginado e a ideia se torna insustentável. 

Para evitar que muito trabalho vá para o lixo, é fundamental se planejar plenamente, tanto para abrir uma nova empresa, quanto para ampliar algo com que já trabalha. Esse planejamento, quando realizado por profissionais especializados, é capaz de projetar possíveis cenários futuros, como se o negócio já existisse, e deve ser encarado pelos sócios como parte do investimento, para segurança do capital.

Bola de cristal?

A Análise de Viabilidade Econômica não se trata de previsão de futuro, mas de uma matemática realizada com informações de qualidade, que possibilita uma visão clara e confiável das probabilidades em torno da inovação. Consultores da BMCE contam que buscam os números da equação nas fontes que cada situação oferece – e quanto melhor a qualidade dos dados, melhores as projeções alcançadas.

  • Negócios existentes: trabalham com dados reais, verificando a procedência de cada um deles e correlacionando-os à demanda esperada, bem como a um estudo de custos e despesas futuros.
  • Negócios nascentes: realizam pesquisas e orçamentos para traçar expectativa de custos e despesas, bem como de processos de construção e produção. Com isso, é possível estimar possíveis cenários de faturamento e resultados. 

Nos dois casos, o foco é ter um demonstrativo claro dos riscos por meio de uma análise da capacidade produtiva ou de atendimento da empresa. Com essa série de informações, os especialistas conseguem encontrar o ponto de equilíbrio da operação, sugerindo os ajustes necessários para tornar uma ideia viável, com resultados positivos. 

Parcerias

Com um relatório bem estruturado e repleto de análises cabíveis em torno de sua nova ideia, o empreendedor pode decidir com segurança o momento de se jogar num lançamento ou ampliação. Além disso, ele passa a ter em mãos um material rico e com clareza de dados para apresentar a possíveis investidores dessa nova jornada. 

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