Jogar com confiança é o caminho para pontuar no placar dos investimentos

Quando se decide colocar um novo jogador como reforço no seu negócio, seja buscando um investidor ou capital externo, é fundamental ter as regras do jogo bem claras. O mercado de investimentos é uma alternativa comum entre quem deseja expandir, ou tirar uma ideia nova do papel, e quem quer ver aquele dinheiro guardado render mais que em simples aplicações. E só um bom técnico pode garantir o melhor desempenho dos dois lados em campo. 

Passe ideal

Para conquistar um investidor, não basta ter um bom negócio, mas também conseguir mostrar com clareza o porquê ele merece esse investimento. Segundo assessores da BMCE, isso é possível com demonstrações financeiras completas de dados rastreáveis. Assim, qualquer questionamento do investidor será prontamente respondido.

Com a bola do aporte no pé, a responsabilidade do investido cresce e o mesmo cuidado pré-negociação deve ser mantido para garantir a confiança mútua entre as partes. Do contrário, o que poderia ser um golaço vira apenas um tiro de meta – passível de um contra-ataque decisivo. Para evitar que os esforços sejam em vão, é importante se atentar a alguns pontos.

  • Alinhamento de objetivos: definir claramente o ponto a que a empresa pretende chegar com o aporte, para que o investidor não espere resultados nunca prometidos.
  • Transparência na gestão: nunca omitir informações, para que as partes decidam juntas o destino da operação em eventuais crises. Esconder o jogo, por qualquer receio, não faz com que os problemas se resolvam sozinhos e só adia um diálogo necessário.
  • Clareza dos riscos iminentes: fazer um planejamento claro e assumir previamente co-responsabilidade em casos de riscos impossíveis de mitigar, para não haver trocas de acusações quando eles acontecerem. 

Reconhecendo o território

Na hora de investir seu capital em uma empresa é fundamental fazer um mapeamento dos possíveis riscos da operação e alinhá-los às suas expectativas de retorno. Um consultor especializado pode realizar esse levantamento, avaliando a veracidade dos dados indicados pelo investido, e reforçar a defesa onde encontrar sinais de perigo. Assim você esclarece suas dúvidas e decide com segurança até onde pretende avançar.

Profissionais da BMCE explicam que uma opção é reestruturar os processos de gestão da empresa alvo, quando necessário, ou colocar o investidor para participar ativamente da administração do negócio. Essa estratégia diminui surpresas desagradáveis da partida e evita que o investimento vire aposta

Jogo aberto

A palavra chave dessa relação é confiança, mas ela não é automática. A empresa precisa prestar contas frequentemente, seja sobre seus avanços ou suas zebras, para que o investidor siga acreditando na operação e não abandone o time no meio do campeonato, quando a sorte não estiver de campeão.

Qualquer sinal de problema que tentam esconder do investidor corre o risco de ser interpretado como algo muito maior e, se sentindo enganado, ele pode romper com os investimentos. E aquele indício, que talvez nem representasse um grande perigo, se transforma na inviabilidade de todo o negócio, por consequência de uma quebra de confiança. 

O apito de um consultor especializado nessa relação é, portanto, uma garantia de que a bola role com tranquilidade. Além dos relatórios claros e fidedignos do andamento da operação, ele vai saber indicar aos executivos tudo que é importante compartilhar com os investidores para a manutenção da confiança. A expertise garante também um olhar atento a qualquer alteração na jogada planejada. Assim, empresa e investidor cooperam na construção de um troféu que vão poder levantar juntos. 

Compartilhe