Detectar riscos aos negócios com antecedência aumenta eficácia de solução de problemas

Nem em contos de fadas histórias se desenrolam sem altos e baixos. É natural que no dia a dia de trabalho, gestores se deparem com uma série de problemas que demandam conhecimento e muita dedicação para serem resolvidos. No entanto, se o cotidiano da sua empresa é mais de juntar os cacos depois que a bomba estoura, está na hora de rever alguns processos organizacionais.

Situações adversas nas empresas podem ter origem interna ou serem consequências de um momento do mercado. Mas assim como nenhum prédio desaba sem antes apresentar muitas rachaduras, todo problema corporativo, independentemente da origem, apresenta sinais antes de se revelarem por completo. Ter meios de identificar esses sinais é o que difere o tamanho do impacto que ele trará para seu negócio.

Na raiz do problema

O primeiro passo para avaliar a iminência de um risco na sua empresa é analisar cuidadosamente todos os processos de gestão do negócio, principalmente os que produzem informações chaves para tomadas de decisão. Essa análise fica mais acurada quando feita por profissionais com experiência. 

Consultores da BMCE contam que erros de concepção e de construção das informações em relatórios gerenciais são comuns, mas são essas falhas que camuflam dados relevantes para um alerta de perigo. Por isso, eles olham com atenção para processos básicos do cotidiano, que já entraram no piloto automático dos colaboradores. O vazamento pode estar escondido em qualquer sistema. 

  • compras e estoque, 
  • custos e despesas, 
  • vendas e cobranças, 
  • faturamento, 
  • contratos, 
  • processo de atendimento, 
  • processo produtivo ou estratégico

Em tempo de escolher

Algumas rachaduras na parede são apenas superficiais, mas outras indicam riscos graves à estrutura de um imóvel. Identificar a natureza de uma fissura e repará-la a tempo pode evitar que o pior venha à tona, tanto em construções como em problemas organizacionais. Algo que com o tempo poderia levar todo prédio abaixo, quando identificado em momento oportuno, pode ser resolvido com um pouco de argamassa e uma demão de tinta. 

E esse momento oportuno é possível. De acordo com consultores da BMCE, uma Análise de Risco é um trabalho rápido, que leva entre 15 e 30 dias, mas que garante mais eficácia e assertividade na gestão. Com o panorama de um problema ainda pequeno em mãos, uma gama de caminhos para a solução se abre e o gestor pode escolher qual deles se encaixa melhor nas condições da empresa.  

Compartilhe