Gestão com metas e objetivos engaja toda a equipe no crescimento do negócio

Uma demanda que sempre bate à porta de Consultorias Empresariais é a de elaboração de Planejamento Estratégico. Essa busca acontece quando o negócio já se estabeleceu e agora visa crescer ou mesmo melhorar seus resultados. Esse caminho pode vir tanto por uma adequação no modo de trabalhar, pela ampliação do portfólio ou até pela abertura de novas lojas ou filiais, dependendo do ramo de atividade. 

Mas para dar partida nesse projeto, antes de construir o Planejamento Estratégico, que define COMO alcançar determinado objetivo, é importante que se estabeleça o Planejamento Financeiro, que contém O QUE a empresa busca. Nesse momento, a Consultoria Empresarial traça avaliações de mercado e ajuda o gestor a definir projeções de Receitas e Despesas que vão guiar os próximos passos do negócio.

Bola de cristal

O Planejamento Financeiro começa  pela avaliação das informações financeiras já existentes da empresa e a máxima da BMCE nessa hora,  fundamental para um plano de qualidade: valide a confiabilidade de todos os dados. Em seguida, é hora de calcular as Projeções de Receitas e Despesas, que devem obedecer as variáveis já conhecidas do negócio:

  • Custo de produção 
  • Custos fixos 
  • Despesas operacionais 
  • Custo da mercadoria vendida (CMV) 
  • Mercado consumidor
  • Concorrência existente
  • Concorrência potencial
  • Capacidade produtiva
  • Capacidade instalada 
  • Investimento (necessário em caso de ampliação de produção ou de atendimento)

Depois de desenhar o cenário ideal com base nas informações acima, é importante definir o prazo até o alcance do alvo e o desenvolvimento mensal das projeções até lá. Por exemplo, se o alvo estiver a 24 meses da data inicial do trabalho, o Planejamento Financeiro precisa conter informações mês a mês até a data final. 

Ajuste de previsões

Com base nessas projeções, realiza-se o trabalho de acompanhamento das metas, checando se o primeiro mês correu conforme o previsto no plano. Dificilmente, os números coincidem com os da previsão, mas o fundamental é que os Custos e Despesas sejam compatíveis com as Vendas e Receitas reais, verificando sempre as proporções numéricas. 

Esse é o momento de analisar com atenção se as variáveis utilizadas estão corretas. Em caso negativo, é primordial que as corrija, pois qualquer alteração pode afetar o restante do Planejamento. 

Após pelo menos três meses do início das análises, confrontando as previsões e as realizações e aplicando as correções necessárias, estamos prontos para a elaboração do Planejamento Estratégico.

Todos juntos

Para a elaboração do Planejamento Estratégico, o ideal é criar um grupo de trabalho intersetorial, composto por pelo menos um profissional de cada setor da empresa: Vendas, Produção, Compras, Almoxarifado, Logística, Atendimento, etc. Essa participação de toda equipe impacta diretamente no engajamento dos colaboradores. 

Se a meta é aumentar o faturamento da empresa em 80% no ano, por exemplo, é hora de detalhar os alvos a curto, médio e longo prazo. Isso fará com que os profissionais visualizem o objetivo de seu trabalho dentro da empresa, destinando seus esforços a um ponto bem definido e o que facilita que atinjam o que foi proposto.

O grupo intersetorial deve manter um alinhamento constante, conferindo os recursos financeiros planejados e corrigindo os números, quando necessário. De qualquer maneira, o Planejamento Financeiro e o Estratégico não se desligam em nenhum momento e ambos devem ficar em cima da mesa do gestor para eventuais consultas e para as conferências mensais entre a previsão e o resultado real.

Quer mais informações de como construir o Planejamento Estratégico da sua empresa? Entre em contato com a BMCE

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