Saber o valor da sua empresa no mercado garante gestão eficiente e melhor aproveitamento de oportunidades

Criar uma empresa demanda coragem, dinheiro e muito trabalho. São anos de dedicação para atingir resultados dos quais os empresários devem se orgulhar. Por isso, muitos têm pelo próprio negócio um amor filial, mas esse sentimento entra no cálculo do valor da companhia?

Saber quanto a própria empresa vale é essencial para conhecer seu posicionamento no mercado. Essa informação auxilia gestores na tomada de decisões estratégicas voltadas tanto para o crescimento interno, quanto para oportunidades do mercado. Com uma avaliação clara em mãos é possível:

  • Promover reestruturações para ajuste de margem de lucro;
  • Captar investimentos;
  • Fazer oferta de ações para colaboradores;
  • Negociar crédito e taxas de juros junto a instituições financeiras;
  • Estar preparado para ofertas de fusão e aquisição.

Cálculo padronizado

Para chegar a um número objetivo sobre o valor de uma empresa, profissionais especializados lançam mão de métodos validados pelo mercado que garantem uma avaliação acurada e uma comparação justa com outras do segmento. De acordo com consultores da BMCE, os dois métodos mais utilizados são o Fluxo de Caixa Descontado e o Ebitda – sigla em inglês para o que pode ser traduzido por Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

As duas ferramentas calculam quanto a empresa lucra quando considerada apenas a sua atividade fim – ou seja, as despesas envolvidas diretamente com a operação e o retorno financeiro que o produto ou serviço em si traz. Essa base indica a verdadeira performance do negócio e pode abrir os olhos dos executivos sobre sua rentabilidade.

Fórmula mágica?

No entanto, para experimentar o pleno autoconhecimento empresarial é preciso olhar mais que só para dentro. Especialistas da BMCE contam que quem dita a regra das variáveis na conta são as últimas aquisições do setor e a boa e velha regra fundamental da economia, a de oferta e demanda.

Olhar só para o lucro operacional do negócio também pode dar um resultado otimista demais. Se por um lado o Ebitda ajuda analisar o valor do negócio, ele não dá um diagnóstico completo da saúde financeira da empresa. A avaliação cuidadosa de um especialista nessa hora evita o risco de se comprar gato por lebre ou até vender uma galinha dos ovos de ouro por preço de banana.

Obstáculos da matemática

O mesmo fator que garante o resultado ideal na Avaliação de Companhia é também a maior dificuldade que os profissionais encontram no caminho. Quanto mais números e menos incógnitas numa equação, melhor, mas a falta de dados confiáveis ainda é uma realidade em muitas empresas. 

Portanto, se você pensa em aplicar uma fórmula de Ebitda no seu negócio, garanta que as informações que insere nela representem a realidade das suas finanças. Do contrário, o cálculo será nulo e o valor da empresa seguirá sendo uma ilusão para você. 

A BMCE prima por uma análise fidedigna. Entre em contato com a gente e conheça esse trabalho!

Compartilhe