Mais do que saber quanto entra na conta, é fundamental entender de onde vem cada valor

Já dissemos aqui o quanto informações detalhadas e confiáveis são fundamentais para os processos de tomada de decisão do seu negócio. Tanto o registro de todos os dados de despesas quanto o de receitas são bases de qualquer gestão empresarial. 

No caso das receitas, esse detalhamento envolve dois aspectos principais: o de clientes e o de produtos. No primeiro, você entende o perfil do seu consumidor e pode ser feito pela coleta de dados de emissão da Nota Fiscal ou por um cadastro simples na hora de finalizar a transação.

No detalhamento de produtos, o gestor pode ter uma visão clara da margem de lucro de cada item vendido e quanto aquele produto ou serviço representa no faturamento total do negócio. Tudo isso com o auxílio de um sistema de Ponto de Venda. 

Hoje, listamos três motivos para mostrar como uma organização básica do relatório das suas receitas, tanto com informações dos clientes quanto dos produtos ou serviços, pode te ajudar a praticar uma gestão mais eficiente. Confira!

1- Melhora da margem de lucro total do negócio

Se sua empresa vende mais de um tipo de produto ou serviço é possível que eles apresentem também margens diferentes de lucro. Uma análise geral, que verifica apenas a totalidade da receita versus a totalidade da despesa, oferece a porcentagem média de resultado do negócio. No entanto, pode existir um único item que esteja puxando essa média para baixo e atrapalhando seu lucro total.

Com uma visão clara da composição da receita geral, o gestor pode fazer adaptações, seja deixando de oferecer o produto ou serviço em questão ou, caso ele tenha uma saída significativa, identificando meios de melhorar sua margem de lucro, como com a troca de alguma matéria prima ou fornecedor, por exemplo. 

O contrário também é possível: os gestores podem identificar o item com o melhor retorno financeiro, que puxa a margem para cima, e, então, planejar estratégias para ampliar sua produção e venda.

Esse trabalho pode ser feito a partir dos sistemas de PDV, que muitas empresas já possuem, e se você utiliza um, mas não sabe como acessar essa relação, entre em contato com o suporte do seu sistema.

2- Segmentação de marketing e ampliação do negócio

Outra informação que se conquista com uma boa análise de composição de receita é o perfil do consumidor. Solicitando dados pessoais do clientes na hora da venda, como idade, gênero e local de residência, o gestor pode criar uma relação dos perfis que consomem cada produto ou serviço do negócio. Com isso, é possível direcionar melhor suas propagandas e até planejar adequações na estrutura física da empresa ou ainda abertura de novas unidades.

No caso de Indústria, é possível avaliar melhor a produtividade de uma equipe de venda, comparada aos custos envolvidos. Quanto mais produtiva for a equipe, melhor tende a ser o resultado, caso uma equipe de venda tenha uma produtividade baixa, estuda-se redimensionar o quadro de vendedores.

3- Análise de resultado

É a partir do registro de todas as despesas e de toda a receita produzida – tudo que empresa vendeu e recebeu – que se desenvolve uma boa Análise de Resultado. Quanto mais detalhadas as informações a respeito das vendas, mais detalhadas devem ser também os dados de despesas – há empresas que medem inclusive o consumo de energia elétrica sobre a produção ou aplicação de um determinado produto ou serviço.

Transformar essas informações em relatórios completos de leitura clara e simples oferece autonomia aos gestores, fornecendo ferramentas importantes para a construção de um Planejamento Estratégico confiável para o negócio. Fique de olho no blog que, em breve, vamos falar mais sobre a Análise de Resultado!

Se você ficou com alguma dúvida ou quer conhecer mais sobre as possibilidades de uma administração organizada, entre em contato com a BMCE!

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